quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Trabalho Individual Escrito

O Carnaval no Brasil, da sua introdução em nossa cultura aos dias de hoje.

Parte I


Carnaval é muito mais antigo do que a religião de Cristo e remonta às maiores festas orgíacas da humanidade, como as saturnais romanas, e reverencias a Dionísio.
Comer e beber, participar de alegres celebrações e buscar imoderadamente os prazeres da carne são as características que parecem ter marcado o Carnaval da Antiguidade, que se prolongava por sete dias nas ruas, praças e casas de Roma.
Ao mesmo tempo em que o Carnaval cultiva o costume de antigas festas romanas, depois de Cristo, passou também a lembrar a chegada da Quaresma Cristã. É uma festa universal dos paises católicos.
Os dias exatos do início e fim da estação carnavalesca variam de acordo com as tradições nacionais e locais, e têm-se alterado no tempo. O Carnaval acontece nos dias que antecedem o início da dos jejuns da Quaresma e terminando na Quarta-feira de Cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne. Mas ainda hoje muitos continuam com esse costume.
No Brasil o Carnaval é festejado nos quatro dias anteriores às Cinzas — sábado, domingo, segunda e terça-feira gorda.
O Carnaval Veneziano sempre foi famoso desde o século XI, quando tinha a duração de seis meses e o uso das máscaras se tornou muito conveniente em função do anonimato que ela concedia. As máscaras eram um confortável hábito para os nobres. As mulheres entregavam-se aos prazeres do sexo sem se identificarem e os poderosos matavam seus rivais impunemente. No anonimato, as damas acusadas de adultério, caso o homem com quem estivessem ido para cama estivesse usando máscara, eram absorvidas, afinal, ele podia ser seu próprio marido.
Em 1723 o Carnaval foi introduzido pelos portugueses com a migração vinda das ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde. Chamado inicialmente de "Entrudo", um tipo de brincadeira.
Havia o Entrudo Familiar que acontecia nas casas senhoriais dos centros urbano. Era caracterizado pelo caráter delicado e convivial e pela presença dos limões de cheiros que os jovens lançavam entre si com o intuito de estabelecer laços sociais mais intensos entre as famílias. E o Entrudo Popular que era a brincadeira violenta e grosseira que ocorria nas ruas das cidades. Seus principais atores eram os escravos e a população das ruas, e sua principal característica era o lançamento mútuo de todo tipo de líquidos ou pós que estivessem disponíveis. A partir dos anos 1830, numa tentativa de se acabar com a festa grosseira do Entrudo Popular, o mesmo foi proibido, visto como um jogo selvagem.
Em 1840, iniciou-se para a aristocracia os elegantes bailes de Carnaval. Uma espécie de baile mascarado, inspirado no Carnaval veneziano, elegantemente oposto ao violente Entrudo.
Os elegantes bailes eram uma atividade restrita das elites. A burguesia saia às ruas para um Carnaval de luxo, inspirado nos carnavais europeus.
No século XIX, a partir de 1850, o Entrudo e o Carnaval Veneziano disputam a hegemonia pelos modos de festejar o carnaval. Trajeto, aliás, que acompanha as transformações sociais e as atividades festivas e recreativas do mesmo período.
Temos de um lado o carnaval veneziano, mais requintado, cópia dos carnavais europeus, em que membros das camadas mais elevadas da população desfilavam, ricamente fantasiados, diante do povo, que apenas assistia, mas não participava.
Mas, o povo não aceitou ficar apenas como expectador e tentou criar novos modelos valendo-se dos folguedos, festas de fundo religioso vivenciados nas procissões, para então participar efetivamente da festa. Assim nasce o carnaval popular, caracterizado por manifestações típicas brasileiras de acordo com cada região. Nasce a afirmação da cultura popular, de sua criatividade driblando os preconceitos socioeconômicos que aconteciam nos primórdios do carnaval brasileiro.
Já o carnaval dos negros tomava como modelo um grupo que saía nas procissões coloniais fazendo a "Dança dos Caiapós". Eram negros vestidos de índios dançando como uma forma de denunciar e protestar contra a dominação branca. Na dança, os negros contavam a história do pequeno curumim que aprisionado e morto pelo invasor branco recebe ajuda do pajé e volta a viver simbolizando a vitória do oprimido que se vale da sua própria cultura para vencer a opressão do homem branco.
Isso acontece como uma resistência inteligente, em que eles se valem daqueles que estão abaixo deles na escala social para fazer uma denúncia e assim não sofrer repressão. É uma denúncia feita de maneira artística.
Quando a participação dos negros nas procissões foi proibida pela igreja, eles transportaram a dança diretamente para o carnaval, que acabou se afirmando como o carnaval principal.
Para os negros o carnaval não era só divertimento, mas um espaço de resistência numa sociedade branca e discriminadora. É o lugar aonde eles se afirmavam como um grupo organizado, capaz de criar culturalmente.
Hoje pode-se constatar nessa manifestação criada pela camada popular e negra, elementos típicos e culturais diferenciados dos padrões europeus. Vê-se não apenas os aspectos lúdicos e de lazer, mas uma forma de intervenção festiva e artística não formal para conscientizar os negros e também para construir novas concepções de carnaval, de tradição e de identidade negra. Dessa forma tem um significado social mais amplo.
O Carnaval ganha força e formas mais originais, tornando-se uma grande festa popular onde se visualiza a permeabilidade entre as classes sociais.
A consagração da cultura popular brasileira ocorreu mesmo através das Escolas de Samba.
Porém, atualmente podemos ainda perceber a pluralidade social aparecendo de forma hierarquizada por meio dos postos que se ocupa no desfile das grandes escolas. No chão estão as classes populares e em cima dos carros alegóricos, estão os artistas ou pessoas da elite.
As formas de brincar o carnaval são muito variadas, mas todas elas tem uma inesgotável capacidade de mobilização popular.
Cantam e dançam para espantar suas dores, saudades, tristezas e para clamar por dias melhores recheados de doces esperanças.
O Carnaval, além de ser uma manifestação da arte e da cultura popular, é um rendável negócio. Uma mercadoria chamada carnaval é comercializada, tanto por parte do poder público, que promove pacotes turísticos, com excursões e desfiles de carnaval inclusos, como também das escolas de samba, que começaram a se organizar empresarialmente.
Com as recentes reformulações da lei de incentivo à cultura, quase todas as escolas de samba tornaram-se capazes de captar patrocínio por meio de isenção fiscal.
Hoje o Carnaval não é mais do povo, mas idealizado para o povo, que durante o feriado de carnaval dança, canta e esquece dos problemas. “Circo e pão” é o que a nossa República oferece ao povo brasileiro.

“....A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia
De rei ou de pirata ou jardineira
Pra tudo se acabar na quarta feira...”


A felicidade
Composição: Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes

Análise de minha inserção no tecido cultural contemporâneo.

Parte II


A influência de costumes e tradições estão inseridas na nossa identidade, no nosso individualismo, mesmo que inconscientemente.
A característica da pós-modernidade é o rompimento do homem moderno com os seus laços de cultura e tradição, sem referências do seu passado e em busca da construção do seu futuro.
Porém, eu, como sujeito pós-moderno, apesar de ser influenciada pela indústria cultural, ao repensar meu cotidiano, minha origem, percebo que carrego na minha identidade pessoal traços de tradições e costumes que marcam minha personalidade, minha história como ser individual e social.
De certa forma fomos moldados por nossos pais que assimilaram os costumes e tradições de nossos avôs e esses de nossos tataravôs....
Assim é a história da humanidade, encontramos referências nos vestígios da cultura material e oral deixada por nossos antepassados. Refletindo sobre a condição humana através da identificação com seus próprios mitos.
A construção da identidade humana é encontrada dentro de um universo, que, guardadas as proporções, pode nos parecer menor em função, é claro, das diferentes formas de acesso às informações que se tinha entre dois ou três mil anos atrás e os dias de hoje. Podemos somar a crença na existência de mitos universais independentes de espaço e tempo. Isto seria o que de fato nos une como espécie independente das diferenças raciais, culturais ou ideológicas.
O que tenho em minha identidade cultural, que vejo como marcante é a religião. Elementos que obtive ao acompanhar meus pais as missas, no meu preparo para a primeira comunhão, no meu preparo para crisma. Tradições existentes na minha família, adquiridos pela religião católica, na qual fomos inseridos socialmente. Somos todos batizados por nossos pais ainda pequenos, e conduzidos a seguir costumes e ideologias desta religião, ao ponto de que ela passa a fazer parte do nosso dia-a-dia, da nossa identidade sem que percebamos.
Na minha família temos uma tradição festiva, a Folia de Reis Rural, uma comemoração do culto católico. Essa tradição foi inserida na minha família por nossos antepassados vindos da migração portuguesa, para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se viva nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.
É uma tradição que sempre me traz lembranças da infância. Os toques dos tambores, a canção religiosa, os anfitriões das fazendas que recebiam não só a bandeira dos reis magos, mas muitas pessoas também. São todas boas lembranças.
Lembro me da fartura de comida e doces oferecidas aos fieis e foliões, um dia inteiro de festa. Haviam palhaços com mascaras coloridas e cheios de fita, dos quais eu tinha medo quando criança, mas que aos poucos fui compreendendo todo o contexto.
Haviam arcos enfeitados por ramos, flores e fitas coloridas por onde a bandeira era conduzida por três foliões. Entre eles o anfitrião, ou o casal de anfitriões, representando os reis magos que acolhiam a bandeira como que se recebessem o próprio menino Jesus. Eles eram cercado por uma fita vermelha, onde em cada uma das quatro pontas uma menina dava suporte para a condução da bandeira. Inclusive em uma das muitas comemorações em que participei, ajudei dessa maneira na condução da bandeira até ao altar montado dentro da casa do anfitrião.
Tudo isso é uma tradição folclórica, da qual, só hoje fazendo uma reflexão da minha própria inserção no tecido cultural contemporâneo, tenho consciência de que a tenho como parte de minha identidade cultural. Na verdade há varias. Há as festividades de fim de ano, de Natal, a montagem da árvore de Natal, o Carnaval, o culto aos antepassados mortos durante o Dia de Finados. Costumes que então inseridos no meu cotidiano, mesmo que eu não os percebesse dessa maneira antes.Na verdade fazemos parte de um grande tecido cultural, que subjugamos como passado, mas que está sempre presente, contemporâneo.

Nenhum comentário: